Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

6 truques que me ajudam todas as semanas | Nutricionista Maria Gama

 

Nutricionista Maria Gama.jpg

 

Hoje é sobre mim sobre os hábitos que me acompanham semana após semana. Se houver uma partilha entre nós, com motivação mútua, é bem mais fácil seguirmos um estilo de vida saudável, não acham? Quem é que deixa em comentários os seus hábitos semanais? As suas dúvidas? As suas refeições?

 

Exercício físico: Comecei a fazer desporto há dois anos e meio. Comecei a correr, mas odiava, odiava mesmo! Mas engraçado foi que fui começando a correr mais... comecei a ver alguns resultados e fiquei super motivada. Ainda me lembro de um dia em que consegui dar 17 voltas no mercado de benfica e fiquei toda contente! E se for fazer as contas secalhar foi tão pouquinhoooo :) Como com o tempo comecei a gostar, depois foi tudo evoluindo e agora já vou na terceira meia-maratona!

Com isto que estou a escrever não quero que agora todos desatem a correr, mas sim que comecem a pensar no que gostam de fazer e o que é viável para a vossa vida. Sinto necessidade de complementar a corrida e agora ainda não decidi o que fazer... agora optei por trx e faço em casa.

 

Assim, e algumas dicas para vos ajudar:

  • Pego na minha agenda e defino os dias em que vou correr, pois assim é mais fácil conseguir cumpri-lo. Fazer exercicio é das coisas que mais gosto de fazer atualmente e que me deixam super bem-disposta e contente. É tudo uma questão de "querer"! Se às vezes não consigo correr durante o dia, corro à noite (agora no verão é mais fácil). Dá-me um prazer imenso! Agora claro, nem todos os dias são como queremos e há dias em que não consigo ir... depois tento compensar.
  • Não gostam/podem de correr, podem caminhar. Não gostam/podem de caminhar podem nadar. Não gostam/podem nadar podem saltar à corda. Aconselhem-se e vejam qual o tipo de desporto mais adequado a vocês. Se não têm tempo, podem fazer um mini-ginásio em casa (há imensos utensílios que podem usar, cordar para saltar, halter, tapete). Algumas dicas de como começar a praticar exercício físico, aqui.
  • Organizem-se, vão às compras e preparem o saco de desporto para andar sempre com vocês no carro :) Para correr/ginásio comprei uns ténis e calças de desporto... faz a diferença, eu que o diga. Claro que podemos utilizar ´qualquer coisa´ para praticar desporto, mas sentirmo-nos bem e confortáveis faz toda a diferença, e por isso mesmo deixo aqui em baixo algumas ideias. 

 


Organizo a semana: Por vezes o tempo é curto, o cansaço é acumulado e pensar nas nossas refeições ou nos nossos lanches/snacks não é realmente o que mais nos apetece fazer depois de um dia de trabalho. Mas na realidade, se nos organizarmos é muito mais fácil e não custa assim tanto. Além disso, quando o tempo é muito curto, com o trabalho excessivo, muitas vezes começamos a deixar algumas coisas para trás, e por vezes é a nossa alimentação. Mas, temos de lutar contra isso :)

  • Vou às compras todas as semanas (ou pelo menos tento), com uma lista preparada para não deixar para para trás (compro imensos legumes (frescos e congelados), iogurtes, queijo fresco, frutos secos, carne/peixe, fruta etc). Se já sei que o fim-de-semana vai ser complicado, tento passar no supermercado entre consultas para despachar algumas compras.
  • As refeições principais são sempre pensadas no dia anterior à noite, ou pelo menos tento, e ponho a descongelar o que é preciso. Se precisam de ideias de refeições podem ver aqui. Claro que por vezes têm de ser refeições muito simples porque não há tempo... Bifes de peru, bifes de frango, ovos, atum ao natural. Admito que por estes lados muitas vezes saem ovos ... ovos ... ovos, como podem ver em baixo. Esta semana cheguei tarde e cheia de fome então juntei 2 ovos com courgete, cebola, coentros e coloquei na frigideira e saiu uma omelete que realmente ficou super saborosa :)

    IMG_4087.JPG

     

  • Os lanches vão sempre na marmita (ovos cozidos, frutos secos, bolachas de arroz...) Ideias de alimentos para andarem sempre connosco, aqui. No entanto, esta semana houve um dia em que fui lanchar ao café e optei por pão escuro e fiambre de aves. É como eu digo, em café ou pastelaria, a opção é sempre pão, e nunca bolos ou salgados.

IMG_4126.JPG

 IMG_4165.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Legumes estufados por vezes faço em grande quantidade, congelo e fica pronto para diversos dias. O mesmo se aplica ao resto, como fazer arroz em maior quantidade, batatas-doce, pernas de frango etc...Deixo aqui um exemplo de legumes frescos embalados que comprei no lidl e que quando estamos à pressa dá imenso jeito!! Receita de legumes estufados, aqui. Receita de legumes na wok, aqui.

IMG_8157.PNG

  IMG_8161.JPG

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! 

LOGO_HORZ_P&V.png

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.