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Partilha pessoal | 6 dicas para começar a praticar exercício físico

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 Fotografia de Still Photography | Rita Barreto

 

Comecei há cerca de dois anos a praticar exercício físico e por isso mesmo posso dizer que sei perfeitamente o que é não gostar de fazer exercício (ginásio, corrida... porque desportos como volei sempre gostei, mas é mais difícil de conciliar) e começar a gostar, ou seja, não conseguir ficar sem o fazer. 

Comecei a correr aos poucos, mas não gostava... já andava há imenso tempo a pensar "tenho de começar a fazer alguma coisa". Depois, comecei a perceber que ia aguentando cada vez mais a corrida e que já não me cansava tanto. Aliado a isso, comecei a ver difereças no meu corpo! Sim, comecei a ver que estava a perder massa gorda, o que me motivou ainda mais! Comecei a exagerar na corrida e veio uma lesão, onde tive de ficar 5 meses parada (Foi HORRÍVEL)! Ou seja, e porque já me tinham dito, deveria complementar a corrida com ginásio, de forma a tonificar e não perder massa muscular. E o que vos posso dizer? Que nunca gostei de ginásio, e que continuo a não gostar... Fiz ginásio durante uns meses, voltei a correr, deixei o ginásio... inscrevi-me no crossfit. Mas o que penso para mim é "Qual é a solução se não gostas de ginásio? É arranjar uma coisa que goste e que me dê prazer".

 

E o que quero dizer com isto? Eu não gosto de ginásio, mas se para não ter lesões e conseguir ser saudável em termos de exercício físico, tenho de optar por algo sem ser a corrida, não há volta a dar. Ou seja, por vezes é mesmo assim que temos de encarar as coisas e não "Mas eu não gosto de praticar exercício físico".

 

Algumas dicas que acho que vos podem ajudar:

  • Comece devagar: Normalmente quando começamos a praticar exercício físico muitas vezes damos tudo no primeiro treino, ficamos todos doridos e deixamos de o fazer durante uns dias. Não pode ser! Peça ajuda a um profissional de desporto, que o oriente nesse sentido.
  • Defina na agenda e torne prioridade: 3 ou 4 dias por semana para fazerem algum exercício físico: Segunda, quarta e sexta-feira vai caminhar durante 30 minutos, escreva já! Vão ver que se vão sentir tão bem e tão enérgicos que vai começar a fazer parte da vossa semana. Tal como várias coisas na nossa vida (descansar, comer, passear etc) são prioridades, o exercício tem de estar no mesmo patamar!
  • Obrigue-se a ir! Se está a chover usem um impermeável. Se está frio, vão agasalhados. Se têm a casa para arrumar, deixem por arrumar e façam-no a outra hora. Se os horários e os dias já estiverem definidos, não há nada que se sobreponha.
  • Escolha a hora certa: Claro que se tiverem de tomar dois banhos, se tiverem de se andar sempre a vestir... torna isto tudo literalmente uma "seca" (desculpem a expressão). Mas se forem a uma hora em que depois tomam banho e ficam despachados, ajuda imenso. 
  • Compre roupa que vos faça sentir bem: Claro que podemos utilizar qualquer tipo de roupa para praticar desporto, mas na realidade, se tivermos uma calças confortáveis (por exemplo agora no inverno as de licra dão imenso jeito), ténis adequados ao exercício, camisolas e top´s (no caso das raparigas) de uma cor gira etc... sentimo-nos muito melhor para tal. 

 

 

  • Ande sempre com o saco no carro: Por vezes pode acontecer que durante o dia tenham um furo para ir ao ginásio ou dar uma caminhada. Se tiverem as coisas no carro é bem mais fácil.

 

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Receitas | Panquecas de frutos vermelhos

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O que me dizem a umas panquecas para começar a semana em grande? Ora pois! Hoje foram panquecas de framboesa :) Tanto dá para pequeno-almoço como para lanches (é só uma questão de levar na marmita).

 

Ingredientes:

  • Flocos de aveia (3 colheres de sopa)
  • Ovo (1)
  • Sementes de linhaça (1 colher de sopa)
  • Sementes de chia  (1 colher de sopa)
  • Framboesas (1 chávena almoçadeira)
  • Leite magro | Bebida vegetal | Água (150ml)

 

Modo de preparação e confeção:

  • Junte todos os ingredientes num recipiente e triture com a varinha mágica;
  • Numa frigideira anti-aderente bem quente e sem qualquer adição de gordura, coloque o preparado anterior. Normalmente uma colher de servir sopa é suficiente para cada panqueca, dependendo do seu gosto pessoal quanto à grossura da panqueca; 
  • Quando começar a formar bolhas à superficie, vire do outro lado e é um instante até estar pronto :) 

 

Acompanhámos com banana e colocámos uma colher de chá de mel :)

 

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