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Dicas | 5 alimentos proibidos na alimentação das crianças | Nutricionista Maria Gama


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Vamos lá falar de um assunto muito importante, o que comprar, ou não, quando vamos às compras para os mais pequenos aí de casa. Primeiro que tudo, temos de ir às compras ´focados´, ou seja, saber o que vamos lá fazer, o que vamos lá comprar... não ir para lá passear :) E porquê? Porque senão começamos a andar de corredor em corredor, a olhar de prateleira em prateleira e a ponderar em trazer mais alimentos dos que tínhamos programado.

 
Ah... e já agora, não vá nem com fome (faz toda a diferença) e não vá sem lista de compras. Ora porque se vai esquecer do que lhe faz falta, ora porque vai passar pelos corredores que não precisa. 
 
Além disso, aliás de muitas vezes eu achar que é melhor as crianças não irem às compras, cada vez mais acho que é fundamental irem, para estarem envolvidos neste hábito! Ou seja, irem com os pais, mas de forma a que percebam que existem alimentos que não entram no carrinho de compras.
 
  • Batatas-fritas: ´Ah.. mas às vezes não há tempo de fazer arroz então é mais fácil´...Nem pensar! Fazer arroz demora cerca de 10 minutos e se já o tiverem feito (façam em grande quantidade), não demora tempo nenhum. É só mesmo aquecer. Ninguém deve comer batatas-fritas diariamente quanto mais as crianças! É um hábito que não deve fazer parte do nosso dia-a-dia e é um alimento que não pode haver em casa!


  • Bolachas: Ninguém precisa de bolachas. Se quiser comprar alguns bolachas, aconselho as bolachas de arroz ou de arroz ou de sésamo. Bolachas maria, torrada, de chocolate ou o que quer que seja tem de ficar no supermercado! Ou seja, quando vamos às compras não passamos por este corredor.

 

  • Refeições congeladas: Eu percebo que trabalhamos muitas horas e que por vezes não há tempo para nada. Mas realmente, o valor nutricional das refeições congeladas não tem qualquer benefício à nossa saúde. Será que nos dias em que não há tempo, não pode fazer uma omelete? Grelhar um bife? Já não digo fazer um assado porque demora mais tempo... No entanto, aconselho sempre a terem legumes pré-congelados. Apesar de recomendar legumes frescos, como demoram mais tempo a preparar, pelo menos nos dias em que não tem tempo, é só cozer os pré-congelados.
 
  • Donuts, bolicaos, croassaints: Antes de mais respondam-me à questão...Qual é a razão para levarem estes alimentos para casa?!?! Este tipo de alimentos não pode fazer parte das nossas compras nem da nossa alimentação. São ricos em gordura e açúcar, tendo um valor calórico muito elevado. Não pode servir de lanches, nunca. Se precisam de ideias para lanches, vejam esta publicação. Pode crer que sai muito mais barato e que lhe faz muito melhor. Diariamente não temos noção do que este tipo de alimentos faz à nossa saúde.
 
  • Molhos (maionese, ketchup): Sabem que ao adicionar este tipo de alimentos às refeições aumentam bastante a quantidade de gordura que ingerem? Se querem refeições com sabor, temperem com ervas aromáticas ou especiarias , façam marinadas com vinho e alho por exemplo e confecionem o alimento no tempo correto. 
 
Aproveito para deixar aqui do EZPZ Portugal, o quais tem a missão de melhorar a vida de todas as mães e todos os pais, transformando as refeições em momentos de diversão! Tem várias características que ajuda bastante as crianças a comer (por exemplo, fica preso à mesa).

 
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Dicas | 10 sugestões para cozinhar com menos gordura | Nutricionista Maria Gama

 

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Hoje vou falar-vos sobre cozinhar, mas com pouca gordura. Muitas vezes em consulta apercebo-me que não entram em conta com a gordura utilizada na confeção das suas refeições, o que pode influenciar bastante o valor calórico das refeições, e por isso mesmo, estar relacionado com o aumento de peso. E não, não estamos a falar de comer apenas cozidos ou grelhados, ou comida sem sabor e sem qualquer tempero...

 

Dicas:

 

  • Antes de começar a cozinhar, não se esqueça de retirar todas as peles e gorduras visíveis do alimento a confecionar (Ex: Quantas vezes não retiram a pele do frango antes de ir ao forno para dar um saborzinho?!?!?).
  • Opte por fazer uma marinada, com vinho, alho, cebola, pimenta e ervas aromáticas. Muitas vezes não é necessário a adição de azeite. Experimente cozinhar frango sem qualquer adição de gordura e veja o resultado: ótimo! Acha que não é apreciado pela sua família? Estratégia... Diga só no fim da refeição que não utilizou gordura, foi como fiz da primeira vez :)
  • O molho que fica nos cozinhados não deverá ser consumido, nem para molhar apenas um bocadinho de pão. Se não colocar o pirex na mesa é muito mais fácil resistir. Deixe o pirex na bancada, sirva-se e sente-se na mesa :)
  • Ao refogar, opte por colocar o azeite com o alho e a cebola, mas vá acrescentando água ou vinho, para não sofrer fritura (Ex: Quando cozinha arroz).
  • Para gratinar, opte sempre por queijo magro. Mesmo assim, deixe de lado os gratinados e utilize apenas em dias especiais. 
  • Para temperar legumes cozidos utilize sempre azeite como gordura de adição. Tenha em atenção os legumes salteados. Prefira os cozidos, a vapor ou estufados;
  • Para temperar saladas, utilize o azeite, adicionando também sumo de limão ou vinagre de vinho e ervas aromáticas ou especiarias. Compre um spray para o azeite, de certeza que a quantidade utilizada será menor;
  • Num dia de festa, caso opte por molhos, utilize por exemplo sumo de limão, especiarias ou ervas aromáticas e iogurte natural não açucarado;
  • As frigideiras antiaderentes não necessitam de adição de gordura. Pode utilizá-las para confecionar por exemplo ovos mexidos e/ou bifes, sem qualquer tipo de gordura (Não se esqueça, sempre que utilizar azeite, o alimento deixa de ser grelhado);
  • Quando consumir conservas, opte por conservas em água em detrimento das que vêm em óleo ou em azeite. Temperar? É no prato;
  • Fundamental: Fazer fritos em casa não é opção! Quando houver dias especiais ou festas, e que não consiga deixar de lado os ditos rissóis ou croquetes, faça-os no forno;

 

São pequenas alterações que resultam em grandes progressos... O objetivo não é que comece a ter refeições sem sabor ou sem prazer, mas sim mais saudáveis. Há sempre forma de conseguirmos tornár as nossas refeições mais saudáveis mas igualmente saborosa. Dúvidas? É só dizer! Aqui ficam algumas ideias de livros que poderão ser um fonte de inspiração para terem ideias de refeições:

 


 

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Dicas | 3 motivos que estragam a sua dieta | Nutricionista Maria Gama




 
Ora bem, vamos lá falar de alguns factos reais que fazem com que saia da sua alimentação saudável! Não acha que acontece muitas vezes? Deixar de ter uma alimentação saudável e de por isso, aumentar de peso, sem saber porquê? Então veja bem se estes pontos que falo em baixo não influenciam!
 
 
´Ah, hoje não tenho legumes e não vou fazer que dá muito trabalho´: Não! É meio caminho andado para os deixar de fazer, e mais grave, deixar de os comer diariamente! Tenha sempre em casa legumes congelados ou frescos prontos para ser um instante a preparar. Além disso, começar a introduzir este tipo de alimentos ao pequeno-almoço ou nos lanches da manhã/tarde, como cenouras ou tomate cherry. Sem falar da sopa, que como já sabem, não pode faltar. Se o problema for a sua confeção, porque está farto de legumes cozidos, opte por estufados, salteados ou no forno. Há sempre forma de inovar e de fazer legumes simples. Eu costumo utilizar as embalagens já preparadas frescas que é só colocar na wol ou então fazer uma salada.
 




´Não tenho tempo para ir ao ginásio e/ou caminhar´: Gente, como eu digo sempre, realmente só temos tempo para praticar exercício físico se realmente for uma prioridade para nós e quisermos mesmo fazê-lo (claro que, não estou a falar daqueles dias em que acontecem contratempos e que os nossos planos saem furados). Logo de manhã, hora de almoço, fim da tarde ou à noite, são sempre opções, consoante o vosso dia-a-dia. Agora claro, o resto do dia tem de ficar organizado se forem ao ginásio à hora de almoço, ou seja, têm de levar o almoço já preparado e pronto a comer. Além disso, nem que seja ir correr ao ginásio 20 minutos e depois aproveitam os restantes 40 minutos para um banho rápido e irem almoçar.
 
 
´Tenho um trabalho para entregar, não vou almoçar não tenho tempo´: Pois é, não almoçar não ajuda nada. E porquê? Porque depois a fome vai apertar (e não digam que não), e vão optar por comer ´qualquer coisa´, ou seja, ou uma sandes, ou um folhado, ou o que for mais fácil e estiver mais acessível. Se sabem que o vosso trabalho tem desses dias, optem por se organizar e planear, de forma a levarem uma marmita com um almoço que vos permita estar a trabalhar. Claro que o objetivo seria fazerem uma pausa para almoçar, mas se às vezes não dá, a marmita é a solução. Há imensas ideias possíveis e simples que podem pôr em prática, vejam em baixo:
 
 
Eu sei que por vezes não é fácil termos um dia alimentar como gostávamos, muito associado ao trabalho, ao stress, à pressão ou às horas tardias que chegamos a casa e com o que depois ainda temos de fazer. No entanto, acho que é importante não esquecer que não podemos desistir de nós, da nossa saúde. E qualquer alteração que consigamos fazer já é muito bom. O caminho faz-se caminhando e não de um dia para o outro, por mais que às vezes queiramos tudo para ´ontem´. E como já disse variadas vezes, a organização é mesmo, o essencial. E na minha opinião, começar a praticar exercício físico é meio caminho andando: ajuda-nos a relaxar, a abstrair do dia-a-dia, a ´não pensar em nada´ e também pensar no que queremos fazer, mudar e alterar a nossa vida... pelo menos é o que me acontece a mim... parece que quando vou correr, renasço :) 
 
Uma dica para a prática de exercício físico é roupa que vos faça sentir bem: Podemos utilizar qualquer tipo de roupa para praticar desporto, qualquer coisa que esteja lá por casa serve. Mas na realidade, ora para rapaz ora para rapariga, se tivermos uma calças confortáveis, ténis adequados ao exercício, camisolas e top´s (no caso das raparigas) de uma cor gira e que nos sintamos bem, faz diferença. Apesar de achar que temos de nos sentir bem de qualquer maneira, gosto de ter uma roupa que goste para correr. Deixo aqui algumas ideias que são a minha cara, e caso queiram ver mais, é só carregarem nas imagens em baixo.
 
 
 
 
 

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Receitas | MEGA granola (sem açúcar)

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Aqui está aqui está!! Receita da granola, que ficou ótimaaa e crocante (como eu gosto). Nada de adição de açúcar ou mel! O desafio é este, fazer alimentos/refeições que gostemos e tentar que fiquem o mais saudável possível :)

 

Ingredientes:

  • Flocos de aveia (1 chávena)IMG_8704.JPG
  • Flocos de centeio (1 chávena)

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  • Frutos oleoginosos (Nozes, avelãs, amêndoas)
  • Protein Whey
  • Banana (2)

 

 

 [Atenção que podem variar à vontade os ingredientes consoante o que tiverem em casa. Por vezes perguntam-se como fazer e a minha dica é sempre, juntem o que têm por casa: flocos de aveia, frutos secos e depois é só envolver com banana esmagada]

 

Modo de Preparação e Confeção:

  • Pré-aqueça o forno a 180ºC .
  • Comece por partir os frutos oleoginosos grosseiramente (Nozes, avelãs, amêndoas). Dica: Pode fazer com o 1,2,3 ou com um processador de alimentos (eu utilizei o da Kenwood)
  • Coloque numa taça os cereais, os frutos oleoginosos partidos, as sementes e a proteína whey. Envolva. 
  • Esmague a banana num prato ou numa tigela e adicione à mistura anterior. Envolva bem para que fique uma mistura homogénea (Eu utilizei a multi cook da Kenwood para envolver). 
  • Coloque no tabuleiro de forno papel vegetal e coloque de seguida o preparado, durante cerca de 20minutos. Mexa uma ou duas vezes.

 

Pronto a comer! Fico à espera das vossas partilhas! Quero saber como correu a experiência :) Não se esqueçam do essencial, guardar a granola num recipiente bem fechado. Normalmente faço-o em frascos de vidro. Deixo-vos também alguns exemplos de livros de receitas que vos podem ajudar a ter ideias de mais receitas para fazerem em casa. Carregando na imagem têm acesso a mais livros que podem sempre dar uma ajuda. 

 

 

 


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Dicas | 5 alimentos proíbidos no carrinho das compras | Nutricionista Maria Gama

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Vamos lá falar de um assunto muito importante, o que comprar, ou não, quando vamos às compras. Primeiro que tudo, temos de ir às compras ´focados´, ou seja, saber o que vamos lá fazer, o que vamos lá comprar... não ir para lá passear :) E porquê? Porque senão começamos a andar de corredor em corredor, a olhar de prateleira em prateleira e a ponderar em trazer mais alimentos dos que tínhamos programado.

Ah... e já agora, não vá nem com fome (faz toda a diferença) e não vá sem lista de compras. Ora porque se vai esquecer do que lhe faz falta, ora porque vai passar pelos corredores que não precisa. 
 
  • Batatas-fritas: ´Ah.. mas às vezes não há tempo de fazer arroz então é mais fácil´...Nem pensar! Fazer arroz demora cerca de 10 minutos e se já o tiverem feito (façam em grande quantidade), não demora tempo nenhum. É só mesmo aquecer. 


  • Bolachas: Ninguém precisa de bolachas. Nem nós, nem os nossos filhos e nem sobrinhos. Se quiser comprar alguns bolachas, aconselho as bolachas de arroz.

 

  • Refeições congeladas: Eu percebo que trabalhamos muitas horas e que por vezes não há tempo para nada. Mas realmente, o valor nutricional das refeições congeladas não tem qualquer benefício à nossa saúde. Será que nos dias em que não há tempo, não pode fazer uma omelete? Grelhar um bife? Já não digo fazer um assado porque demora mais tempo... No entanto, aconselho sempre a terem legumes pré-congelados. Apesar de recomendar legumes frescos, como demoram mais tempo a preparar, pelo menos nos dias em que não tem tempo, é só cozer os pré-congelados.

 

  • Donuts, bolicaos, croassaints: Antes de mais respondam-me à questão...Qual é a razão para levarem estes alimentos para casa?!?! Este tipo de alimentos não pode fazer parte das nossas compras nem da nossa alimentação. São ricos em gordura e açúcar, tendo um valor calórico muito elevado. Não pode servir de lanches, nunca. Se precisam de ideias para lanches, vejam esta publicação. Pode crer que sai muito mais barato e que lhe faz muito melhor. Diariamente não temos noção do que este tipo de alimentos faz à nossa saúde.

 

  • Molhos (maionese, ketchup): Sabem que ao adicionar este tipo de alimentos às vossas refeições aumentam bastante a quantidade de gordura que ingerem? Se querem refeições com sabor, temperem com ervas aromáticas ou especiarias , façam marinadas com vinho e alho por exemplo e confecionem o alimento no tempo correto. 

 

O importante é mesmo saberem que combinações fazer e de que forma podem fazer com que as vossas refeições e lanches sejam saborosos e ao vosso gosto. Aqui ficam alguns livros que vos podem ajudar a inspirar :)  

 
 

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