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3 hábitos que o fazem engordar ao fim-de-semana | Nutricionista Maria Gama

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 Fotografia em parceria com Rita Barreto | Still Photography

Mala de praia e kimono Mom´s Needles 

 

Já passou a semana e muitas vezes o fim-de-semana é um problema para a grande maioria de vocês. Até há quem diga ´aumento logo 2 a 3 Kg ao fim-de-semana´... mas porquê? Façam uma reflexão do que muda nestes dois dias, das vossas refeições, dos horários... E já agora, para quem quiser compensar os excessos do fim-de-semana, pode ver esta publicação.

 

E assim, aqui ficam duas razões que podem ajudar para que aumente de peso, muitas vezes sem se aperceber de que são mesmo estas as razões!

 

É o desenrasca:

  • ´Como estou de fim-de-semana e trabalho a semana inteira, não me apetece fazer comida ao fim-de-semana´. Minha gente, compreendo que queiram descansar ao fim-de-semana (tal como eu), mas isso não é desculpa para deixar os bons hábitos de lado! Até podem não querer ter trabalho a preparar refeições, mas se quiserem (e só vocês é que podem querer) ter uma alimentação saudável, podem bem fazer uma salada de atum, que demora 10 minutos a preparar, em vez de encomendarem uma pizza ou hamburguer´s! Para isso, encomendem frango de churrasco e façam um arroz (que demora 9 a 10 minutos até estar pronto)... e não me digam que abrir um pacote de batatas-fritas dá menos trabalho porque não aceito. Isto não significa que também não hajam erros, porque também os faço, mas isso é bem diferente de TODO o dia erros alimentares.  

 

Sofá: 

  • Ora pois é! Há quem considere que o fim-de-semana é para descansar e por isso mesmo passa o dia todo de sofá. Certo? Concordo com a parte do descansar, mas discordo com a parte ´todo o dia de sofá´. Descansar é para cada um de nós o que quisermos que seja, ou seja, descansar até pode signficar fazer uma caminhada ou uma corrida, pois vos garanto que relaxa e distrai bastante a nossa cabeça após uma semana de trabalho. Podem até passar o dia todo de sofá, mas acham que é uma hora de caminhada que vos vai fazer diferença? Normalmente aconselho a fazer logo de manhã para não influenciar a logística da família/casa. 
  • Além disso, passar o dia de sofá a ver filmes muitas vezes é sinónio de ´petiscos´, o que também não contribui nada para o dito estilo de vida saudável. Que tal uns frutos secos com 1 quadrado de chocolate derretido para quando apetece um doce? Ou bolachas de arroz partidas com canela? 

 

Comer e beber à fartazana:

  • É comum ao fim-de-semana pensar ´epa, estou mesmo a precisar de descansar, depois de uma semana de trabalho e por isso vou comer tudo o que me apetecer´. ERRADO! É assim, concordo que ao fim-de-semana hajam por vezes refeições e alimentos diferentes que durante a semana, semana esta em que a maioria das vezes andamos sempre a correr de um lado para o outro... mas à ´vontade´ não é à ´vontadinha´, até porque não faz sentido. Podem ver a minha opinião sobre o dia da asneira, aqui.
  • Para contrariar este sentimento, também durante a semana tem de fazer refeições do seu agrado e saborosas, de forma a ficar satisfeito com a sua alimentação, porque realmente se andar a cozidos e grelhados 5 dias da semana, 10 refeições, não há quem aguente!

 

Organizem já a vossa semana, as vossas marmitas e lancheiras para que tudo corra bem. Sem organização é bem difícil manter uma alimentação saudável e equilibrada como queremos, pois se nós não fizermos, ninguém faz por nós.

 

 

 Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! 

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3 dicas a aplicar no pequeno-almoço do seu filho | Nutricionista Maria Gama


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Hoje é dia de falarmos dos mais pequenos aí de casa. E uma refeição muito importante, do pequeno-almoço!

  • Não sair de casa sem tomar o pequeno-almoço: Bem sei que muitas crianças não querem comer logo de manhã, mas podemos sempre tentar arranjar estratégias para se habituarem a comer. No início nem que seja apenas 1/2 iogurte... passado uma semana, 1 iogurte... e por aí em diante. Além disso, se se sentar também a comer, a criança vê o seu exemplo.

 

  • Nada de doces. Como devem imaginar, começar o dia com doces ou guloseimas não é de todo saudável para as crianças. Precisam de uma refeição de manhã que lhes dê energia e não alimentos altamente calóricos. Se precisam de ideias para o pequeno-almoço, vejam esta publicação. Toca a deixar de lado estes alimentos

 

- Cereais com chocolate, com caramelo...Se precisa de dicas para escolher os cereais no supermercado, veja esta publicação.
- Leite achocolatado ou com sabor 
- Iogurtes com pedaços (se quiserem adicionam a fruta em casa)
- Iogurtes com nesquik ou com outro tipo de cereal
- Donuts
- Croassaints
- Pão de Deus 
- Pão de leite 
- Bolachas maria/torrada ou de chocolate 
 
  • Seja o exemplo: Como sabem, os pais são os exemplos para os seus filhos. Ou seja, não faz sentido estar a obrigar uma criança a tomar o pequeno-almoço ou a comer pão em vez de doces, se são os únicos a fazê-lo. Não há distinção, todos têm de tomar o pequeno-almoço antes de sair de casa. Sei que as manhãs devem ser a correr, mas é fundamental que a criança o veja a tomar o pequeno-almoço e ver que o acompanha. 

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!



 

6 truques para resistir a doces durante o dia | Nutricionista Maria Gama

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Resistir aos doces por vezes é difícil. Mas sabem que a vontade de doces (secalhar ainda mais à noite) pode estar relacionado com o que comem durante o dia? Não é ao fim da tarde/noite (quando estamos relaxados e finalmente em casa) que apetece um chocolatinho ou qualquer coisa doce? Pois...Sabem que é uma das grandes dúvidas em consulta? E que pode contribuir para o aumento de peso e além disso, contribuir para a nossa não saúde? Só nos faz mal, e temps de perceber isso! Não é só peso, é saúde minha gente! Temos de tentar arranjar estratégias para conseguir controlar a vontade de os comer.

 

O açúcar é um ingrediente que se consumido em excesso está associado à presença de diversas doenças. O açúcar aumenta a probabilidade de excesso de peso, obesidade, diabetes entre outras doenças. Por isso mesmo, temos de controlar ao máximo a quantidade de açúcar que ingerimos diariamente e termos sempre presente que este ingrediente se encontra na maioria dos produtos que consumimos diariamente, e não apenas nos bolos ou sobremesas.

 

Nas épocas festivas, nas férias ou dias especiais pode ser mais difícil controlar o que consome, uma vez que é provável que tenha sobremesas ou doces à sua frente durante quase todo o dia. Mesmo assim, há sempre forma de o evitar:

 

Dicas:

 

  • Faça várias refeições ao longo do dia: A sua fome estará mais controlada e será mais fácil que não fique cheio de fome com vontade de "comer tudo". Se não o fizer é bem mais provável que lhe apeteça um alimento menos saudável, principalmente ao fim da tarde, quando chega a casa. Agora nas férias não ande a "petiscar", tente fazer sempre entre a 5 a 6 refeições. Ideias de snacks, aqui.

 

  • Almoce bem! Se comer apenas uma sopa e uma peça de fruta é provável que comece a ter fome rapidamente e com vontade de um "chocolatinho" ou uma bolachinha! Se precisa de ideias para as suas marmitas, veja aqui. Caso os seus almoços sejam fora, veja aqui algumas dicas de como manter uma alimentação saudável. 

 

  • Arranje estratégias saudáveis para colmatar a vontade do doce: Normalmente tenho maçã sempre cozida ou pera… É só aquecer, juntar canela e já está! Pode fazer o mesmo com banana ou com pêra. Uma banana esmagada com canela é só...ótimo! Quando lhe apetecer um doce, pense e depois aja... Por vezes essa vontade dá mais à tarde, por isso mesmo, lanche logo.

 

  • Faça sobremesas em casa substituindo alguns ingredientes: Se juntar 1 iogurte natural com manga e triturar fica "mousse de manga". Pode utilizar alguns temperos que ajude a adocicar as sobremesas, como por exemplo canela. Algumas dicas para fazer sobremesas mais saudáveis, aqui.

 

  • Se for ao café peça logo um pão para o lanche: Faz com que não caia na tentação de pedir um doce ou um alimento menos saudável. Além disso, tente ficar de costas para a vitrine :) Ir ao café não significa fazer asneiras! Se costuma ir lanchar ao café, veja aqui como fazer escolhas saudáveis.

 

  • Não tenha doces em casa: Se souber que tem um chocolate na despensa, é muito mais fácil que à noite (quando está relaxado e a descansar de um dia de trabalho), vá lá "roubar" um quadradinho. Se não tiver esse tipo de alimentos em casa acaba por não os comer! Não coloque a hipótese de "se alguém vier cá a casa", se tal acontecer ofereça umas torradas e um chá. 

 

Pratique exercício físico! Pode crer que ajuda a diminuir a vontade de doces, ajuda a manter a vontade de ser saudável e ajuda na sua energia durante todo o dia :) Como sabem eu faço corrida, e por vezes também não me apetece sair de casa. MAS, depois de ir correr, de saber que me desafiei, é o melhor de sempre! É importante que para a prática de exercício físico tenham roupa/ténis adequados à modalidade. Deixo aqui alguns produtos e se carregarem nas imagens têm acesso a outros produtos da coleção:

 

Se não conseguir mesmo resistir: Atenção às quantidades! Se está habituado a comer uma fila de chocolate, comece por comer apenas dois quadradinhos. Já é um passo! Além disso, opte por comer um doce após a refeição e não ao lanche, sem nada no estômago. Além disso, pode ver o meu vídeo de gelado de banana e frutos vermelhos para experimentar (vídeo aqui). 

 

Deixo aqui alguns livros em que se podem inspirar para tirar algumas receitas, que podem sempre adaptar consoante o vosso dia alimentar, que é o que normalmente fazemos em consulta. Arranjar doces, mas mais saudáveis para um dia em que vos apeteça mesmo mesmo :)

 

 



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