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Nunca esquecer a lista de compras

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Como já referi várias vezes, um dos primeiros passos para ter uma alimentação saudável, para perder peso ou até para controlar o peso é organização! É fundamental que se organize, e planeei e que ponha em ação. E como estamos a chegar ao fim de semana, nada melhor que o aproveitar para tal. 

 

Compras mais saudáveis. Não prejudique a sua saúde, nem a sua carteira:

 

 - Planeie as suas refeições semanais antes de ir às compras;

 

 - Estipule um orçamento, pois assim é fiel aos produtos necessários;

 

- Faça sempre uma lista de compras com os artigos necessários. Além de evitar que compre produtos desnecessários, ajuda a que não se esqueça realmente do que é indispensável;

 

- Não vá com fome, pois a quantidade de compras realizadas será mais impulsiva e muitas vezes, pouco saudáveis;

 

- Vá sozinho: a probabilidade de comprar mais produtos desnecessários aumenta se for acompanhado, principalmente por crianças;

 

- Data e hora marcada: Não faça compras quando está com pressa ou quando o supermercado está cheio de gente. Se for com tempo, a escolha alimentar será mais acertada;

 

- Não se entusiasme por embalagens publicitárias atrativas: os hipermercados e as suas estratégias de marketing (preços mais baixos, embalagens apelativas) fazem com que diversas vezes caiamos na tentação de trazermos mais do que realmente precisamos;

 

- Não pondere as possibilidades: “No caso de” … “ Para o caso de receber uma visita”

 

- Leve mais legumes e vegetais para casa: Passamos muito pouco tempo na zona dos produtos frescos. Vamos ter atenção a isso e analisar melhor todos os vegetais e legumes que temos à nossa disposição;

 

- Vegetais e Legumes enlatados: Aproveite esta opção para conseguir ter em casa uma diversidade elevada deste tipo de produtos. Assim, quando não tiver vegetais ou legumes frescos em casa, pode sempre optar pelos enlatados;

 

- Compre simples: Opte por produtos simples. Iogurtes naturais ou de aroma, cereais sem adição de chocolate/morango, leite simples em vez de chocolate, são alguns exemplos;

 

- Rótulos Nutricionais: Analise os rótulos e a informação nutricional de cada alimento. Irá realizar as suas compras mais conscientemente, optando por levar para casa alimentos mais saudáveis;

 

- Não olhe apenas para a prateleira ao nível dos olhos: Normalmente, os hipermercados colocam os alimentos mais calóricos na prateleira ao nível dos olhos, uma vez que a nossa tendência é pegar no primeiro alimento que vemos, e não, analisar os restantes. Neste sentido, dê uma vista de olhos a todos os produtos, de forma a fazer a escolha mais acertada; 

 

- Compras a mais? Antes de realizar o pagamento, aproveite para dar uma vista de olhos tanto aos alimentos que tem no carrinho, como à lista de compras. Por um lado, verifica se não se esqueceu de nada, ou por outro lado, se leva produtos desnecessários. 

 

- Experimente comprar online, a probabilidade de comprar apenas o necessário é maior.

 

 

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! 

 

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