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Dicas | 10 passos fundamentais para começar a ter uma alimentação saudável

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Por mais pequenos que sejam as vossas alterações, todas são importantes! Não pensem que têm de fazer tudo de uma vez :)

 

  • Opte por iogurtes magros naturais ou de aroma, consoante o seu gosto. Um iogurte grego natural tem cerca de 154Kcal/100g, os iogurtes de aroma possuem cerca de 80Kcal/100g e os iogurtes magros de aroma sólidos possuem cerca de 38Kcal/100g de produto. Já reparou que 1 iogurte grego corresponde a 4 iogurtes magros de aromas?

 

  • Se gosta de queijo fresco, aproveite para o consumir em vez dos restantes tipos de queijo. O queijo fatiado light, apesar de ter uma composição nutricional melhor que o queijo fatiado normal, ainda apresenta uma maior quantidade de calorias quando comparado ao queijo fresco. O queijo fatiado normal tem cerca de 338kcal/100g, enquanto o queijo fatiado light tem 250kcal/100g e o queijo fresco 175kcal/100g e 101kcal/100g, se meio gordo e magro, respetivamente.

 

  • Aprecia compotas e doces? Opte sempre pelo doce light, pois este apresenta cerca de 175kcal/100g quando comparado ao doce normal, que apresenta 251Kcal/100g. Já reparou que a diferença ainda é elevada? 76Kcal/100g

 

  • Beba água, não tem calorias e devemos consumi-la todos os dias. Os refrigerantes podem variar entre os ditos "normais" e os light ou zero. No entanto, este tipo de refrigerantes não é aconselhado numa alimentação equilibrada e saudável. Uma coca-cola normal tem 42kcal/100ml. Já pensou que se consumir uma lata (330ml), consome em média 130Kcal?

 

  • Açúcar no café? Açúcar no chá? Não, o melhor é mesmo consumi-lo sem qualquer tipo de substância, experimente canela. No entanto, prefira o adoçante em vez do açúcar. 100g de açúcar têm cerca de  400kcal, o que significa que cada "pacotinho" de açúcar tem à volta de 32Kcal. Se beber 3 ou 4 cafés por dia, faça as contas às calorias que poderia evitar…

 

  • Gosta de bolachas? Antes de mais, não abuse deste tipo de alimentos, há escolhas bem melhores. As bolachas digestivas têm à volta de 483Kcal/100g, as bolachas maria têm 432Kcal/100g e as bolachas de arroz têm 389Kcal/100g.

 

  • Os diferentes tipos de confeção alteram bastante o valor calórico de uma refeição, e neste caso, do próprio alimento. Não lhe apetece batata cozida, nem assada, e prefere optar por batata frita. Mas que diferenças existe entre elas? A batata cozida tem cerca de 85Kcal/100g, a batata assada 152Kcal/100g… e a batata frita? 225Kcal/100g a batata frita caseira, e 526Kcal/100g a batata frita de pacote. Já parou para pensar como é que a sua refeição fica alterada apenas com o tipo de confeção da batata?

 

  • Opte por gelatina light ou 0%açúcar em vez de bolos ou doces. Muitas vezes temos a ideia que este tipo de gelatina não é doce e que não tem sabor, mas não, esta gelatina é ótima e bastante doce. Vejam as diferenças: A gelatina normal tem cerca de 379Kcal/100g, enquanto a gelatina light/0% açúcar tem 8Kcal/100g.

 

  • E para barrar o pão? A manteiga tem cerca de 740Kcal/100g e a manteiga magra 367Kcal/100g. Mas já reparou que o queijo vaca que ri tem 149Kcal/100g e o Philadelphia tem 178Kcal/100g? O que acha de experimentar barrar o pão com estes dois tipos de produtos em vez da manteiga? E que tal experimentar alimentos um pouco diferentes? Como pasta de abacate por exemplo? Ou comer pão com uns ovos mexidos e tomate cherry?

 

  • Não esteja sempre sentado. Se estiver ao telefone, aproveite para dar uma volta pela casa, para subir e descer escadas por exemplo.

 

 Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! 

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