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Dicas | Colesterol elevado? Primeiros passos para o controlar!

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Tem o colesterol elevado? Se sim, já parou para pensar que uma das primeiras medidas a tomar é fazer algumas mudanças na sua alimentação? A presença de colesterol elevado é um fator de risco para a doença cardiovascular, pelo que é fundamental que consiga manter os níveis dentro do normal.

 

Se tiver colesterol elevado, que tal começar por alterar alguns hábitos alimentares?  Uma das medidas para a redução do colesterol sanguíneo é seguir um plano alimentar individualizado e de acordo com as suas necessidades energéticas, associando sempre ao exercício físico. Se tiver dúvidas não se esqueça de contactar um profissional de nutrição que o irá ajudar a alterar alguns dos seus hábitos alimentares.

 

É possível comer de tudo...mas com moderação.

 

Atenção:

  • Carnes gordas e vermelhas, banha, toucinho e vísceras;
  • Lacticínios gordos (manteiga ou queijos);
  • Marisco, lulas e polvo;
  • Confeção das suas refeições: fritos, salteados, guisados ou assados com uma grande quanidade de gordura adicionada. Prefira cozidos e/ou grelhados;
  • Produtos processados (bolachas, bolos de pastelaria, salgadinhos, batatas fritas).

 

A preferir:

  • Peixes e carnes brancas (retirar as gorduras visíveis);
  • Lacticíneos (iogurtes magros ou naturais, queijo quark, vaca que ri light, leite magro)
  • Fruta e vegetais (quer às refeições, como em sopa);
  • Pão e cereais integrais, leguminosas, sementes e frutos secos;
  • Azeite como gordura de adição. No entanto, não abuse na quantidade.

 

Não se esqueça…exercício físico! Sempre! 

 

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! 

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