Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Dicas | Defina JÁ os seus objetivos para 2017

PoetenaLinha_Cozinha_lowres-56.jpg

 

Já escreveram os vossos objetivos para 2017? Por aqui já estão escritos, tanto os profissionais como os pessoais. Acho que é uma forma de nos levar a pensar no que queremos manter, alterar ou melhorar para o próximo ano, bem como pensar e definir o que sempre quisemos fazer e nunca fazemos. Existem imensos obejtivos que podemos definir, e quanto à alimentação o mesmo. Por vezes a entrada do ano novo leva-nos a querer perder peso, querer ter uma alimentação saudável, perder massa gorda, querer começar a praticar exercício etc... E a definição destes objetivos pode ajudar, e bastante.   

 

Porque não começarem a definir objetivos mensais? Ou quem sabe, semanais? Utilizam agenda? Outlook? Agenda do Telemóvel? Podem escrever os objetivos a que se propõem, pois de certeza que vos dará muito mais motivação para os cumprirem, uma vez que estão sempre a olhar para eles e não se vão esquecendo ao longo do tempo. Não deixem que a motivação do início do ano se vá desvanecendo ao longo do ano.

 

Depois, é só irem riscando ou escrevendo se já o fizeram. Se precisam de lembretes constantemente, coloquem post its no computador, na secretária ou até ao pé da máquina de café ou da vossa marmita. Se arranjar estratégias que o ajudem, é bem mais fácil. O mais difícil é a mudança, depois de se habituar, é bem mais fácil.

 

Um dos meus objetivos para 2017 é fazer novamente a meia maratona, pelo que tenho de treinar para tal! Ter conseguido fazer a meia maratona em dezembro teve por base o obejtivo de ir aumentando os Km ao longo das semanas, para me sentir preparada para o fazer. A definição de objetivos ajuda imenso a nossa semana, uma vez que nos permite organizar a nossa semana em função disso. Há sempre algum evento, algum encontro ou alguma tarefa que se sobrepõe à prática de exercício físico. Isto até a prática de exercício físico ser uma prioridade na vossa vida. Pois nessa altura, o tal evento ou o tal lanche fica para mais tarde. Mas como é óbvio, isto não significa deixarem de estar com as pessoas ou de irem a jantares.. O objetivo é apenas marcarem para outra hora de forma a conseguirem ir ao ginásio, ir correr ou andar...

 

agenda_poetenalinha.png

 

Dependendo do trabalho e do vosso dia-a-dia, aqui ficam alguns exemplos:

 

  • Planear e definir refeições ao domingo (ir às compras sábado ou domingo)
  • Fazer atividade física 3x semana (No meu caso, correr 3x semana)
  • Beber pelo menos 5 copos de água por dia (beber um copo de água antes ou em cada refeição)
  • Tomar o pequeno-almoço sentado à mesa 3x por semana
  • Realizar uma refeição sem sal (adicione especiarias e ervas aromáticas)
  • Não comer manteiga pelo menos 1 dia na semana
  • Ir almoçar fora só 2x semana (levar a marmita nos restantes dias)
  • Comer mais devagar e demorar pelo menos 15 a 20 minutos a almoçar
  • Comer 2 peças de fruta por dia
  • Não comer pão 1x por semana

 

As dicas atrás descritas são meramente exemplos, uma vez que os objetivos são individuais e devem ser definidos em consulta com o profissional que o acompanha. Além disso, e sendo a perda de peso um dos objetivos de muitas pessoas neste início de ano, um estilo de vida saudável tem de fazer sentido para si. Temos de tirar da ideia que é só perder peso e que depois podemos voltar aos maus hábitos passados, porque não é assim. Um estilo de vida saudável tem de ser para toda a vida, com alguns erros alimentares (faz parte!) desde que equilibrados e controlados. 

 

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! 

LOGO_HORZ_P&V.png