Frutos secos | Compare o valor nutricional e o preço
Os frutos secos oleaginosos, como as nozes, amêndoas, avelãs, caju ou pinhões, podem fazer parte do nosso dia alimentar ao longo de todo o ano, quer como snack, quer como acompanhamento em saladas, misturados com iogurte ou cereais. Ainda assim, é importante termos moderação ao consumi-los.
Pode ver na tabela em baixo as diferenças nutricionais entre os diversos frutos secos e comparar o seu preço por quilo. Pode ser uma ajuda na sua escolha quando vai ao supermercado. Coloquei os valores por 30g de frutos secos, mas no entanto as doses que cada um de nós deve consumir depende das suas necessidades energéticas individuais.
Os frutos secos são uma boa fonte de antioxidantes, nas quais se destaca a vitamina E. São também uma boa fonte de proteínas de origem vegetal, bem como de gordura insaturada, fibra, vitaminas e minerais (magnésio, potássio, zinco). Podem utilizá-los como snacks durante o vosso dia-a-dia, uma vez que são bastante práticos e rápidos de preparar (podem colocar numa marmita ou em papel de prata dentro da mala :) )
Não aprecia o sabor ao natural de determinado tipo de frutos secos?
Deixo aqui uma dica:
- Pré-aqueça o forno a 180ºC
- Distribua os frutos secos num tabuleiro, por exemplo amêndoas ou nozes,e leve-as ao forno durante cerca de 20minutos (vire-as aos 10minutos para corarem dos dois lados)
Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!