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Já começou a pensar nos doces de Natal? Agora pense como torná-los mais saudáveis

O Natal está a chegar e já andamos todos a pensar na Ceia de dia 24 de Dezembro. Normalmente a mesa está sempre cheia de doces, um dos fatores que contribui para o aumento de peso nesta época. Que tal pensar em algumas alterações nos doces que vão para cima da mesa? E não se esqueça do mais importante... o Natal é dia 24 e dia 25! :)

 

Dicas:

Rabanadas:

  • Utilize pão rabanada.jpgintegral, de centeio ou de aveia;
  • Utilize leite magro;
  • Reduza para metade a quantidade de açúcar (prefira o mascavado), mas preferencialmente utilize adoçante;
  • Faça-as no forno em vez de fritar (utilize papel vegetal);
  • Caso frite, coloque-as em papel absorvente para retirar o excesso de   gordura.

 

 

 

Arroz-doce:
iguaria-arroz-doce-sem-creme.jpg

  • Utilize leite magro;
  • Reduza para metade a quantidade de açúcar (prefira o mascavado), mas preferencialmente utilize adoçante;
  • Reduza a quantidade de gemas.

 

 

 

Aletria:aletria-sem-ovos.jpg

  • Utilize leite magro
  • Reduza para metade a quantidade de açúcar (prefira o mascavado), mas preferencialmente utilize adoçante;
  • Reduza a quantidade de gemas
  • Utilize azeite em vez de manteiga

 

Leite-creme:leite-creme-manga.jpg

  • Utilize leite magro
  • Reduza para metade a quantidade de açúcar (prefira o mascavado), mas preferencialmente utilize adoçante;
  • Reduza a quantidade de gemas

 

Coscorões:

  • Utilize farinha integral
  • Reduza a quantidade de gemas;
  • Reduza para metade a quantidade de açúcar (prefira o mascavado), mas preferencialmente utilize adoçante;
  • Reduza a quantidade de manteiga (mas preferencialmente utilize azeite)

 

O mais importante é mesmo olhar para a receita e pensar de que forma as consegue tornar mais saudáveis. Uma vez que as tradições são diferentes de região para região, os pratos também podem variar. Assim, é importante que cada um de nós tenha essa atenção e se lembre de fazer essas alterações ao nível dos ingredientes que utiliza. Há formas de tornarmos o nosso Natal mais saudável e igualmente saboroso e tradicional. 

 

Pode sempre ter acesso a alguns livros que têm receitas saudáveis, algumas das quais pode adaptar à sua ceia de natal:

 

 

 

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!

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