Dicas | Como manter a sua alimentação com os jantares de natal?
Digam lá se agora não estão cheios de jantares de Natal? Ora é o jantar de natal dos amigos, da empresa, do ginásio, da corrida…? Normalmente, um grande "problema" para a maior parte de vocês. E porquê? Devido à preocupação com o aumento de peso nesta altura. Além disso, e uma boa forma de conseguir controlar o que come nestes jantares, é mesmo ter um dia alimentar saudável, ou seja, não passar o dia todo sem comer, à espera do jantar. E por isso mesmo, aqui ficam algumas dicas para que isso não aconteça:
- Escolha entradas saudáveis: Assim que chega ao restaurante peça logo uma sopa! Além disso, e para os petiscos que normalmente estão sempre presentes, opte por saladas (salada de polvo); queijo fresco; azeitonas. Deixe de lado o presunto, os rissóis e croquetes.
- Prato principal: Dentro do que estiver descrito no menu, deixe de lado os fritos. Tenha em atenção o tipo de prato e opte por assados, estufados, grelhados ou cozidos. Tente evitar as lasanhas, bacalhau com natas, batatas fritas. Há imensos pratos saudáveis e igualmente saborosos. Caso o prato já esteja escolhido, peça uma salada ou legumes cozidos/estufados para acompanhar o prato. Não pode mesmo faltar. Claro que, não precisa de comer só cozidos ou grelhados, tire essa ideia da cabeça.
- Sobremesas: Se realmente houver o doce que mais adora, pense nisso no início da refeição optando por entradas e pratos saudáveis, para depois comer a sobremesa sem compromisso. Pode sempre optar por dividar a sobremesa. Se tem 3 jantares de natal numa semana, qual é a necessidade de comer uma sobremesa em cada um deles?
- Bebidas: Como sabe, o ideal é beber água. Mas mesmo assim, se quiser optar por outro tipo de bebida, tenha em consideração estes valores:
Coca-cola: 184Kcal/100ml
Coca-Cola light: 0,2Kcal/100ml
Sumo de maçã 100% Fruta: 44Kcal/100ml
Cerveja: 29Kcal/100ml
Vinho branco: 72Kcal/100ml
Vinho tinto: 65Kcal/100ml
Whisky: 222Kcal/100ml
Se pensar, não estamos a falar de ir jantar e pedir o dito "peixe cozido" ou "bife de peru grelhado", mas sim, de ter alguma atenção e fazer escolhas mais saudáveis. Se gosta realmente de uma sobremesa, e não consegue resistir, que tal deixar as entradas de lado? Pequenas alterações resultam em grandes passos! :) Além disso, estes cuidados não são apenas para termos nesta época natalícia, mas sim durante todo o ano. Lembre-se que a sua alimentação tem de estar de acordo com as suas necessidades energéticas. Caso tenha duvidas ou não saiba o que deve comer, consulte um profissional de nutrição que o ajudará nesse sentido.
Ainda assim, não se esqueça: Pratique atividade física! Uma vez que andamos cheios de jantares de natal, façam um esforço para caminhar, correr, ir ao ginásio... Não deixem de lado a atividade física nesta altura, é fundamental para nos sentirmos bem :)
E não se esqueça…O Natal é dia 24 e dia 25! Nesses dias esteja à vontade, mas no entanto, e até lá, deixe de lado as rabanadas, os doces ou o bolo-rei.
Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!