Dicas | Alimentos para andarem sempre connosco
Em consulta é uma das dúvidas que muitas vezes surge. Quantas vezes dá por si, sempre a correr de um lado para o outro, e não tem nada preparado em casa para levar na mala ou na sua lancheira? Acontece-me imensas vezes, acredito que a vocês também. Por isso mesmo, tento sempre andar com alguns alimentos, até no porta-luvas porque às vezes os dias não são como esperado.
Dica: Tenha sempre em casa alimentos que é só pegar e levar, mas claro, que o permitam manter uma alimentação saudável e equilibrada :) Além disso, que o permitam não passar muito tempo sem comer entre as refeições. Também pode optar por despachar alguns snacks ao fim-de-semana, como por exemplo: colocar frutos secos em marmitas, cozer ovos misturar a aveia com o iogurte, fazer papas de aveia... e distribuir tudo pelas suas marmitas. Outra coisa que acho importante, e dependendo do alimento em questão, é ter sempre alguns alimentos no porta-luvas para quando está cheio de fome após a saída do trabalho.
Sendo assim, vamos lá ver alguns exemplos:
Ovo cozido
(Podem achar estranho, mas porque não levar de vez em quando uma lata de atum?)
Frutos Vermelhos
(Framboesas, mirtilos são alimentos que gosto muito. Normalmente junto com frutos secos ou queijo fresco)
Frutos secos
(nozes, amêndoas, castanha do pará, caju)
Fruta fácil de transportar e de comer
(pode ser fresca, como cozida, se preparada com antecedência.
Ex: Maçã/pera cozida com canela)
Queijo Babybell | Queijo vaca que ri light
Bolachas de milho/arroz
(Estas bolachas não devem fazer parte de um lanche, mas como "escape"
dão imenso jeito por serem práticas de transportar)
Iogurte magro de aromas ou natural
(imensos sabor para poder variar, e líquidos nem precisa de colher)
Mesmo assim, o que eu faço quando vou às compras é optar por trazer vários alimentos diferentes para não me fartar. Se está farto de queijo vaca que ri, no dia seguinte leve queijo babybell e vice-versa. Para quem tiver curiosidade em ver exemplos de lanches saudáveis, vejam a minha publicação aqui. Para os interessados em perceber como me organizo, também podem ver a seguinte publicação.
Não deixem passar muito tempo entre as refeições! Já sabem, depois a fome começa a apertar e comem muito mais às refeições principais e normalmente a ingestão ao fim do dia é exagerada. Além disso, não se esqueça que as quantidades ingeridas variam de pessoa para pessoa, devendo ser ajustadas com o seu nutricionista.
Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!