Partilha pessoal | O meu dia-a-dia alimentar
Hoje falo um bocadinho de mim, e como normalmente são os meus dias em termos de alimentação. Por vezes não é fácil conciliar a nossa alimentação com o nosso trabalho, com os convívios constantes e com a falta de tempo. Mas na realidade, e como tudo na vida, é tudo uma questão de prioridades. Ou seja, se quisermos ter um estilo de vida saudável, só custa até começar a fazer parte do nosso dia-a-dia. A partir daí já é um hábito como outro qualquer.
Não gosto muito de cozinhar, o que não me ajuda muito. Por isso mesmo, normalmete opto por coisas simples e rápidas de fazer. Também não me apetece chegar a casa às 21h e fazer o jantar, ou seja, opto por deixar as coisas minimamente preparadas ou fazer em maior quantidade para me dar para mais vezes.
Normalmente o meu dia-a-dia:
- Pequeno-almoço: Não vario muito porque gosto mesmo de começar o dia com flocos de aveia, iogurte e normalmente uma peça de fruta. No entanto, às vezes opto por ovos mexidos (podem até fazer no microondas para demorar menos tempo), pão ou panquecas (acabo por fazer em maior quantidade para ir comendo). Nunca, mas nunca, podem começar o dia com bolos de pastelaria, croassaints, bolachas... Esse tipo de alimentos são ricos em açúcar e em gordura, não trazendo nada de benéfico ao vosso dia-a-dia! Não me digam que é mais fácil e que é porque não têm tempo! Ficam aqui exemplos de pequenos-almoços para toda a semana.
- Snack da manhã: Dependendo da minha manhã e das horas a que acordo, há sempre a possibilidade de um pequeno lanche a meio da manhã. Costumo levar na marmita ou então ter algumas coisas no carro. Ovo cozido + frutos secos | Bolachas de milho ou de arroz (mais nos dias que é para despachar) | Fruta + frutos secos | Queijo fresco + Frutos vermelhos | Iogurte + Sementes. Ter sempre em casa alimentos que são transportáveis é o que facilita pegar e "andar" quando andamos em correrias. Senão, e quando a fome aperta, passamos por algum café/supermercado e as opções podem não ser as mais corretas. Principalmente se a fome for muita. Exemplos de snacks, aqui.
- Almoço: Tenho a sorte da maioria das vezes conseguir vir almoçar a casa. Mas, muitas vezes é quando aproveito para ir correr ou seja, o tempo acaba por ficar apertado. Costumo fazer jantar a pensar logo no almoço do dia seguinte, o que me facilita muito. É importante que façam o mesmo, principalmente para quem leva marmita para o trabalho. Optem sempre por levar sopa (não vos faz mal nenhum, só vos faz é bem), prato principal e terminar o almoço com uma peça de fruta ou uma gelatina (normalmente aconselho porquê? para os mais gulosos). Se forem almoçar fora, vejam esta publicação, que vos ajuda a fazer opções mais saudáveis na hora da vossa escolha.
- 1º Lanche da tarde: Normalmente é semelhante ao pequeno-almoço, pois a tarde é bem grande até à hora de jantar. Um dos maiores erros que por vezes acontecem é comer apenas uma peça de fruta ou um iogurte... De certeza que passados 30minutos estão cheios de fome... Aguentama até sair do trabalho e depois aí é que está o problema, assim que chegam a casa. Têm de ter um lanche que vos dê prazer e que vos "encha" as medidas. Levo flocos de aveia, iogurte e fruta na marmita, tudo misturado! Assim, é só pegar na colher e comer, mais nada! Não dá trabalho nenhum! Ovos cozidos, frutos secos, iogurte, fruta, queijo fresco, são alimentos que podem também ser uma opção e que jogam bem uns com os outros.
- 2º Lanche da tarde: Quando a tarde é longa e já sei que o jantar vai ser tardio faço um 2º lanche. Normalmente que não seja muito pesado porque depois é hora de jantar. Frutos secos, bolachas de milho ou de arroz, babybeel ou queijinho da vaca, peça de fruta são algumas opções. Claro que o melhor mesmo é conseguir comer a sopa, se estiver em casa é isso que faço. A imagem seguinte foi de um dia que estava cheia de fome: parei num supermercado e fui comprar queijo fresco! Foi só isso que comi, no carro. Na imagem em baixo tem alguns tipos de frutos secos e sementes, os quais podem fazer parte do seu dia-a-dia. Se carregar na imagem tem acesso ao seu preço, bem como a algumas promoções agora em vigor.
- Jantar: Primeiro sopa (se ainda não tiver comido). Ou sobra do almoço, ou do dia anterir, ou faço alguma coisa quando chego. A forma de o conseguir é mesmo ter coisas simples em casa e rápidas de fazer, como bifes de peru/frango, ovos, latas de atum ao natural. Se deixarem a descongelar depois é só fazer e não demora assim tanto tempo.
- Ceia: Normalmente não faço esta refeição porque fico satisfeita ao jantar e já não preciso de comer antes de me deitar. Muitas vezes precisam de fazer esta refeição se ao jantar acabam por comer apenas uma sopa ou nada de especial. Não pode ser! Se precisam de ideias para a ceia, vejam aqui.
Esta fotografia demonstra quando o dia é quase todo fora de casa e tenho de levar várias marmitas a contar com diversas refeições.
O mesmo para o exercício físico, faz parte do meu dia-a-dia. Claro, sempre que possível. É uma prioridade para mim e por isso mesmo acabo por tentar organizar o dia em função das consultas (se quiserem saber os locais de consulta, veja aqui), claro, mas também em função do exercício. Há sempre algum evento, algum encontro ou alguma tarefa que se sobrepõe à prática de exercício físico. Isto até a prática de exercício físico ser uma prioridade na vossa vida. Pensem num exercício que gostem claro. Normalmente tento correr dia sim dia não. No entanto se souber que há dias em que não consigo ir, opto por correr dias seguidos, mas uma distância menor. Agora também voltei ao ginásio, ou seja, vou tentar intercalar.
Todos trabalhamos, todos temos as nossas ocupações, todos nós arranjamos desculpas para não conseguir fazer.nada disto... Acho que a palavra de ordem é mesmo ORGANIZAÇÃO!
Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!