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Peixe grelhado? Peixe cozido? Peixe assado?

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Muitas vezes não estamos atentos à forma como confecionamos os alimentos para as nossas refeições. Apercebo-me que em consulta, quando pergunto as refeições que são realizadas durante o dia, frequentemente me dizem que apenas comem cozidos e grelhados. No entanto, e num diagnóstico mais aprofundado, às vezes é referido a adição de gordura aos grelhados, como caldos de carne ou peixe aos refogados e assados. Os métodos culinários influenciam bastante a qualidade nutricional das suas refeições. 

 

Quem tal começarmos a ter mais atenção ao tipo de confeção?

 

 

Cozido:

  • Método culinário dos mais simples que existem, onde o calor chega ao alimento através da água ou vapor;
  • No caso dos legumes, parte dos nutrientes ficam na água da cozedura. Por isso mesmo, aconselho a utilização da água da cozedura para outro tipo de prato, como para a sopa ou creme de legumes, por exemplo esparregado;
  • Se utilizar a panela de pressão, uma vez que a cozedura é mais rápida, evita a perda de alguns nutrientes. Parte das vitaminas e minerais ficam na água da cozedura.

 

A vapor:

  • Suspensão dos alimentos numa rede sobre água a ferver;
  • Método que permite uma perda menor de vitaminas e minerais quando comparado à cozedura, uma vez que não ocorre a imersão dos alimentos na água.

 

Grelhado:

  • Alimentos são sujeitos diretamente ao calor;
  • Tenha em atenção a carbonização dos alimentos. Não se esqueça, se adicionar gordura na confeção do alimento, este deixa de ser grelhado.

 

Assado:

  • Neste método de confeção é utilizado o forno;
  • Poderá pré-aquecer o forno antes de colocar o alimento. Desta forma, impedirá a perda de suco e nutrientes;
  • Pode optar por não colocar gordura em alguns dos alimentos confeccionados, uma vez que alguns dos alimentos já contêm grande quantidade de gordura;
  • Não se esqueça, adicione sempre ervas aromáticas e especiarias para reduzir na quantidade de gordura que utiliza.

 

Estufado/Guisado:

  • Neste tipo de confeção, opte pela adição de água ou vinho, e por menos quantidade de gordura adicionada.
  • Se adicionar legumes, o molho que será criado será enriquecido em minerais e vitaminas.
  • Pode optar por não colocar gordura em alguns dos alimentos confeccionados, uma vez que alguns dos alimentos já contêm grande quantidade de gordura;

 

Frito:

  • Os alimentos são cozinhados através da gordura, aumentando desta forma o seu valor calórico. Ex: Quando salteia legumes (os quais não têm qualquer tipo de gordura) absorvem a gordura que é utilizada.

 

Alimenta a tua saúde! Põe-te na linha!

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