Queremos as nossas crianças saudáveis!
Sabia que Portugal apresenta uma das taxas mais elevadas de excesso de peso nas crianças da Europa? Existe uma elavada prevalência de comportamentos que não promovem o controlo de peso nas crianças. Não podemos continuar com certas frases como "se não comeres tudo não tens sobremesa" ou "se te portares bem nas compras dou-te gomas".
Apesar de as crianças estarem expostas a anúncios de fast-food e a bebidas açucaradas não podemos continuar a dar-lhes esse tipo de alimentos. Mas também não podemos proibir! A palavra chave é mesmo EQUILIBRAR! A probabilidade de se tornarem adultos obesos aumenta! Além disso é importante não esquecer que por vezes as crianças com excesso de peso são alvo de discriminação, pelo que é fundamental a sua prevenção.
Dicas:
- Não insista para que a criança acabe a comida que tem no prato: Mas claro, com conta peso e medida! Se não tiver comido nada, claro que tem de se alimentar! No entanto, é importante perceber se a quantidade está adequada porque por vezes pode não querer acabar a comida por ser em exagero.
- Não utilize a comida como castigo ou prémio! "Se não comeres tudo não tens sobremesa" ou "se te portares bem nas compras dou-te gomas". As crianças não podem ver uma alimentação saudável como um prémio.
- Equilibre! Não proíba nem exagere. Se existe uma festa na escola onde todas as crianças vão comer uma fatia de bolo, deixe o seu filho participar.
Precisa de arranjar estratégias para que o seu filho consuma verduras e legumes? Veja esta publicação. É fundamental que as crianças consumam esta tipo de alimentos e tem mesmo de fazer com que elas o incluam na sua alimentação, muito deste trabalho tem de ser feito por si.
Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!