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Truques | Pegue na caneta e escreva já os seus objetivos

Fotografia de Rita Barreto | Still Photography


Costumam escrever os vossos objetivos? Por aqui normalmente escrevemos no início do ano, tanto os profissionais como os pessoais. Acho que é uma forma de nos levar a pensar no que queremos manter, alterar ou melhorar para o próximo ano, bem como pensar e definir o que sempre quisemos fazer e nunca fazemos. Existem imensos objetivos que podemos definir, e quanto à alimentação o mesmo. Por vezes a entrada do ano novo leva-nos a querer perder peso, querer ter uma alimentação saudável, perder massa gorda, querer começar a praticar exercício etc... E a definição destes objetivos pode ajudar, e bastante.   
 
O que acham de começarem a definir objetivos semanais? Quando tomamos a decisão de querer perder peso ou manter o peso, o pensamento principal deve ser… Querer ser mais saudável! Utilizam agenda? Outlook? Agenda do Telemóvel? Que tal escreverem os objetivos a que se propõem? De certeza que vos dará muito mais motivação para os cumprirem.
 
Posso-vos dizer que tinha como objetivo arranjar algum tipo de exercício físico sem ser a corrida. Experimentei o ginásio mas não gosto, por isso mesmo saí, e agora comecei no Crossfit. Além disso, um dos meus objetivos do ano passado era fazer a meia maratona e este ano quero tentar fazer a maratona. Por isso mesmo, vou tentar treinar para o fazer :)
 
Depois, é só irem riscando ou escrevendo se já o fizeram. Se precisam de lembretes constantemente, coloquem post its no computador, na secretária ou até ao pé da máquina de café ou da vossa marmita. Se arranjar estratégias que o ajudem, é bem mais fácil. O mais difícil é a mudança, depois de se habituar, é bem mais fácil.
 
Dependendo do trabalho e do vosso dia-a-dia, aqui ficam alguns exemplos:
 
  • Planear e definir refeições ao domingo (ir às compras sábado ou domingo)
  • Fazer atividade física 3x semana (No meu caso, correr 3x semana + 2x semana crossfit)
  • Beber pelo menos 5 copos de água por dia (beber um copo de água antes ou em cada refeição)
  • Tomar o pequeno-almoço sentado à mesa 3x por semana
  • Realizar uma refeição sem sal (adicione especiarias e ervas aromáticas)
  • Não comer manteiga pelo menos 1 dia na semana
  • Ir almoçar fora só 2x semana (levar a marmita nos restantes dias)
  • Comer mais devagar e demorar pelo menos 15 a 20 minutos a almoçar
  • Comer 2 peças de fruta por dia

Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde! 




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