Dicas | 3 ideias para comer fruta
O consumo de fruta depende das necessidades energéticas individuais (género, idade, atividade fisica) de cada um, e é importante que não tenha a ideia que "a fruta não engorda". A fruta é um alimento saudável, mas como todos os outros, tem de existir controlo no seu consumo.
As suas propriedades nutricionais são ótimas, sendo uma excelente fonte de vitaminas, minerais, água e fibra.
Como é que podemos consumir fruta:
- Fruta fresca: Prefira fruta de época, uma vez que é mais rica em vitaminas e minerais, ou seja, mais rica nutricionalmente. Nos seus lanches, pode adicionar a iogurtes, flocos de aveia ou até acompanhar com frutos secos.
- Sumo de fruta: Prefira os sumos 100% fruta. Quando preparados por si, não se esqueça de os consumir logo após a sua confeção, de forma a evitar as perdas nutricionais pela exposição ao ar. Em comparação com a fruta fresca, não detém das mesmas características nutricionais, uma vez que não apresentam a mesma quantidade de fibra e minerais. Além disso, apresenta os açúcares mais disponíveis;
- Fruta desidratada ou seca: Poderá ser uma alternativa quando não existe a possibilidade de consumo de fruta fresca, pela sua facilidade de transporte. Apresenta uma maior concentração de calorias e açúcar, pelo que o seu consumo deverá ser moderado. Veja as diferenças: Maça fresca (100g): 57 Kcal; Maça desidratada (100g): 378Kcal. Mesmo assim, quando vai de viagem ou se não tem tempo para preparar o seu lanche, pode ser uma boa opção.
Põe-te na linha! Alimenta a tua saúde!